Segundo a legislação LEI nº 7.498, de 25 de junho de 1998, que regulamenta as competências do enfermeiro, cita que é privativo do enfermeiro realizar a consulta de enfermagem e pela resolução do COFEN 159/1993 dispõe que a consulta de enfermagem se torna obrigatório em todos os níveis de assistência.
A consulta de enfermagem é uma atividade que desenvolvida para proporcionar uma melhor assistência a saúde que possa contribuir para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do paciente/cliente.
Assim a consulta de enfermagem deve contemplar o levantamento da situação pregressa e atual do paciente através do histórico de enfermagem, realização do exame físico, determinação dos diagnósticos de enfermagem, prescrição /plano de cuidado do paciente e a evolução e avaliação.
Todas as etapas da consulta de enfermagem são realizadas de acordo com os protocolos institucionais e registradas em documentação própria conforme a legislação vigente.
Assim como acontece nas colostomias e ileostomias, o procedimento que cria um trajeto para eliminação da urina é chamado de urostomia. A urina passará a ser eliminada por uma abertura na parede abdominal (estoma de eliminação urinário) e será eliminada através do dispositivo coletor.
O paciente com estoma pode voltar a desenvolver suas atividades com segurança e ter qualidade de vida, por isso é importante conhecer sobre tudo sobre o mundo do estomizado. Nós da Estoma Care estamos preparados para te auxiliar nesse processo.
Algumas patologias ou situações de urgência ocasionam a confecção de estomas visando restituir ou garantir ao paciente melhor qualidade de vida.
A palavra estomia tem origem grega “stóma” e significa “boca ou abertura”. Consiste em um procedimento cirúrgico para exteriorizar uma parte do intestino na parede abdominal para promover a eliminação das fezes. Esses estomas podem ser provisórios ou definitivos.
Para essa condição existe os dispositivos coletores, que são bolsas especiais que irão auxiliar para coleta das fezes. O uso da bolsa errada pode causar sérios danos a pele do paciente e complicações que pode chegar a impedir a fixação de nova bolsa.
A Estoma Care conta com enfermeiro Estomaterapeuta, especialista para auxiliar na escolha correta do dispositivo coletor para cada tipo de estoma e perfil do paciente, cuidados com as complicações e orientações dos cuidados diários com o estoma.
Ter a estomia bem construída e bem localizada na parede abdominal é um direito do paciente. Quando se realiza o processo de demarcação o paciente tem melhor chances de reabilitação segura, menos risco de complicações, facilidade no manuseio do dispositivo coletor e a possibilidade de reintegração social precoce.
O processo de demarcação é realizado dentro do processo pré-operatório do paciente, através da consulta de enfermagem e deve ser realizado por profissionais especializados e capacitados como o estomaterapeuta.
A Estoma Care conta com uma Estomaterapeuta treinada e capacitada para realizar esta atividade visando melhor qualidade de vida futura para o paciente.